Ilha de Santorini

Ilha de Santorini! Um dos principais destinos turísticos da Grécia e considerada a pérola das Cíclades. Em forma de meia-lua, Santorini está entre as mais belas ilhas do mundo.

Santorini

Santorini

Santorini mapa

As paisagens deslumbrantes das cidadezinhas brancas com cúpulas azuis fixadas no alto das falésias, com vista panorâmica para outras ilhas e a caldeira vulcânica, fazem parte do imaginário universal. Os gigantes dos mares e oceanos não cessam. Eles atracam suas âncoras na aurora aos arredores de Thira (ou Fira), a capital de Santorini. A partir de então, o que se vê é um formidável encontro e reencontro entre os homens vindos dos quatro cantos do planeta.

Santorini

Ilha de Santorini

Thira ou Fira (como preferir) situa-se na principal ilha de Santorini, ao bordo da falésia e com vista privilegiada para a caldeira.

Santorini

Santorini

Santorini

Santorini

Em Oia, pronuncia-se “Ia”, do alto da falésia, entre habitações trogloditas dominadas pelo azul e branco das igrejinhas com cúpulas luminosas, símbolos da Grécia ortodoxa, somos presenteados por um verdadeiro espetáculo da natureza.

Santorini

Ilha de Santorini

À direita dos vulcões localiza-se um dos fragmentos da ilha que se chama Thirassia, deslocado na famosa erupção. No alto da colina apenas 250 almas residem e ninguém consegue tirar o sossego delas, numa doce e eterna quietude. O motivo: uma sinuosa escadaria de apenas 270 degraus. A outra opção fica para os aventureiros, ou seja, no lombo de uma mula, à beira do precipício e com vista vertiginosa. Mesmo assim, muitos turistas atravessam oceanos para vivenciar tal experiência pelo menos uma vez na vida.

Santorini

Santorini

Santorini-Thirassia

Segundo descobertas recentes, o espetacular cenário atual de Santorini é o resultado do grande cataclismo ocorrido em 1613 a.C., nos tempos dos Faraós… Na grande explosão, a ilha fragmentou-se permitindo a entrada de água do Mediterrâneo formando uma gigantesca caldeira. O segundo vulcão Néa Kaméni surgiu em 1573, continua em plena atividade e atraindo a atenção dos cientistas. A última erupção aconteceu em 1950, causando destruições, mortes e feridos. Ao lado do vulcão formou-se uma pequena bacia onde podemos mergulhar em águas naturalmente mornas.

Santorini

Santorini

O vulcão tem sete crateras onde são permitidas visitas guiadas e sempre em fila indiana. As idas e vindas são ininterruptas, num ambiente com paisagens desoladoras e, ao mesmo tempo, fascinantes.

Santorini

Santorini

Em Oia ou Ia, ao anoitecer, é impressionante a movimentação dos turistas ziguezagueando entre ruas e ruelas bordadas de joalherias e grifes de luxo em busca do melhor lugar para apreciar o espetacular pôr do sol.

Santorini

Santorini Por do sol

Santorini

Santorini

Em Santorini encontram-se vários sites arqueológicos entre os quais as ruínas de Tera, uma civilização bastante engenhosa para a época. O outro é Akrotíri, da Idade do Bronze, onde podemos apreciar formidáveis afrescos. Do alto do rochedo, temos uma vista estupenda das águas azuis cristalinas do Mediterrâneo em contraste com as areias escuras da praia de Kamari.

Santorini

Tera vista

Santorini

Aliás, nas ilhas gregas, o que não faltam são opções de praias paradisíacas, algumas destinadas exclusivamente aos bolsos afortunados. No auge do verão (julho e agosto), as praias ditas populares são literalmente tomadas por uma multidão de turistas.

Santorini

Santorini

 

 Uma inesquecível viagem!

 

As imagens desse post foram enviadas pela própria autora: Marlene Santos (instagram: @marlenesantos_40)

Total Views: 619 ,

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário